Atendimento
Selecione o tipo de atendimento abaixo, preencha o formulário e aguarde que e em breve nossa equipe lhe retornará da melhor forma.
Preencha o formulário abaixo e aguarde. Responderemos o mais breve possível!
Envie sua denúncia preenchendo o formulário abaixo. Responderemos o mais breve possível!
O CVD quer proporcionar ainda mais agilidade e conveniência nos serviços oferecidos a você e a sua família. Por isso, está disponibilizando o Agendamento Online, uma plataforma virtual que vai trazer muita facilidade na hora de agendar seus exames.
Confira algumas orientações sobre como utilizar a nova ferramenta.
Acesse e seja bem-vindo ao Agendamento Online!
No site ou no App CVDMed acesse o menu Agendamento Online.
1. Informe seu CPF para o sistema localizar seus dados
2. Selecione a Unidade em que deseja atendimento.
3. Informe a Modalidade do exame que deseja agendar e seu(s) exame(s).
* Dica: Os exames estão com a seguinte lógica de nomenclatura:
Tomografia: Ex: TC CRANIO;
Ressonância Magnética: RM CRANIO;
Ultrassonografia/Ecografia: USG ABDOME TOTAL;
4. Avançando a situação o sistema confirmará os exames inseridos, avance a situação.
Serão exibidos, cada exame solicitado, os horários disponíveis. Selecione o dia no calendário e os horários disponíveis.
Dica: Você pode anexar seu pedido médico no final desta tela.
Pronto, clique em Finalizar Agendamento. Em breve a equipe do CVD irá ligar para você confirmando seu agendamento.
Dúvidas? Você pode acionar o CVD através dos números de whatsapp.
Para exames de Ressonância Magnética ou Tomografia Computadorizada:
– Paciente deve manter Jejum de no mínimo 6 horas
– Pacientes com histórico de problemas renais (transplante, hemodiálise, rim único, câncer, etc), hipertensão, ou acima de 60 anos: No dia do exame, apresentar o resultado de exame laboratorial de CREATININA recente (até 2 dias antes da realização do exame de imagem), o mesmo indica a função renal do paciente e garante o cumprimento da diretriz de proteção renal e administração de contraste do CVD.
– Pacientes alérgicos: Consultar as unidades de atendimento do CVD para receber a prescrição do médico radiologista quanto ao preparo.
Praticidade, agilidade e segurança. Foi pensando na comodidade dos nossos pacientes e qualidade dos serviços oferecidos que o CVD investiu em uma tecnologia já adotada em outros centros de referência.
A responsabilidade por imprimir os exames e levá-los para o médico agora é do paciente?
A disponibilização dos exames na Internet foi desenvolvida justamente para evitar desperdício de tempo, locomoção, papel e tinta.
Recomendamos que não imprima, mas solicite para o seu médico acessar as imagens pelo sistema.
Se o médico não possui dados de acesso, compartilhe com ele o seu usuário e senha.
Não é direito do paciente ter acesso aos exames? A forma digital não seria apenas uma opção?
Sim, é direito do paciente. Justamente por este motivo que disponibilizamos os exames na internet
Por exemplo, os resultados de exames de Tomografia ou Ressonância podem produzir cerca de 2 mil imagens. É impossível imprimi-las na sua totalidade. Na impressão normal, disponibilizamos apenas as principais imagens do exame, já na forma digital, a totalidade do exame é disponibilizada para o paciente e para o médico.
Se meu médico tiver algum problema para visualizar os resultados dos exames durante uma consulta médica, como devo proceder?
O CVD disponibiliza uma linha direta de atendimento para o médico resolver qualquer problema de visualização de exames através das nossas centrais de atendimento*. Caso as atendentes não solucionem a demanda, o chamado técnico é imediatamente passado para a equipe de TI que prontamente realiza os ajustes ou orientações necessárias.
E se eu precisar dos resultados de exames em um atendimento de urgência, ou algum médico de outra cidade?
Esta é uma das vantagens de disponibilizarmos os exames pela internet. Ao invés de ficar procurando e carregar fisicamente diversos exames, você pode mostrar na tela do seu smartphone/tablet – desde que tenha acesso à internet.
Eu paguei pela impressão dos meus exames e vocês não querem entregá-los?
O pagamento efetuado foi relativo ao custo de armazenamento, manutenção e segurança na internet e não pela impressão.
Para o CVD, é muito importante garantir que as informações dos pacientes estejam bem armazenadas e com total segurança e privacidade, além de se responsabilizar pelas questões ambientais de impressão, descarte e armazenamento físico de exames.
Por quanto tempo o CVD armazena meus exames?
O CVD armazena por tempo indeterminado as imagens através deste novo sistema.
* Central de Atendimento Unidade Veranópolis – Hospital: (54) 3441 1555 / 6775
* Central de Atendimento Unidade Veranópolis – Clínica N.S. De Lourdes: (54) 3441 1333 / 1229
* Central de Atendimento Unidade Bento Gonçalves (54) 3052 0606 / 0600
* Central de Atendimento Unidade Nova Prata: (54) 3242 7626 / 3441 1890
* Central de Atendimento Unidade Nova Bassano: (54) 3441 1890
* Central de Atendimento Unidade Carlos Barbosa: (54) 3441 1890
A tomografia computadorizada é um exame confiável e seguro, que permite construir imagens completas das estruturas e órgãos do corpo. O exame é feito por um aparelho de Raios X que gira em volta do paciente, fazendo uma sequência de radiografias transversais que, posteriormente, são convertidas por um computador, nos chamados cortes tomográficos.
Atenção pacientes claustrofóbicos: Na tomografia não há problema relacionado à claustrofobia (medo de lugares fechados) porque os exames são rápidos e os aparelhos do CVD têm espaços do “tubo” abertos e grandes.
Circula nas redes sociais um vídeo em que uma moça alega que o dr. Drauzio Varella teria gravado um programa de TV em que afirmaria que o câncer de tireóide tem aumentado entre as mulheres por causa do excesso de radiação a que elas estariam expostas durante os exames de mamografia e radiografias odontológicas.
A mesma mulher critica os médicos por não oferecerem o protetor de tireóide durante os exames, o que ofereceria grave risco à saúde.
O conteúdo do vídeo não é verdadeiro.
A seguir, posicionamento do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia):
1) Não existem dados consistentes que demonstrem que uma mulher submetida a mamografia tenha aumento do risco de câncer de tireoide.
2) A dose de radiação para a tireoide durante uma mamografia é extremamente baixa (menor que 1% da dose recebida pela mama). Isto é equivalente a 30 minutos de exposição à radiação recebida a partir de fontes naturais.
3) Com base nesses dados, o risco de indução de câncer de tireoide após uma mamografia é insignificante (menos de 1 caso a cada 17 milhões de mulheres que realizarem mamografia anual entre 40 e 80 anos);
4) Além disso, o protetor de tireoide pode interferir no posicionamento da mama e gerar sobreposição – fatores que podem reduzir a qualidade da imagem, interferir no diagnóstico e levar à necessidade de repetições de exames.
5) Em nota, a Agência Internacional de Energia Atômica destaca: ”Na mamografia moderna, há uma exposição insignificante para outros locais que não seja a mama. O principal valor da utilização dos protetores de radiações é psicológico. Se tais protetores forem fornecidos, somente a pedido da paciente. O protetor não deve ser mantido em exposição na sala de exame. A presença dos aventais e colares na sala de mamografia pode sugerir que seu uso é uma prática aceitável, o que não é o caso.”
Portanto, o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia reiteram a posição de NÃO RECOMENDAR O USO DO PROTETOR DE TIREOIDE EM EXAMES DE MAMOGRAFIA. Essa posição está de acordo com o posicionamento de outras entidades internacionais: American College of Radiology, American Society for Breast Disease, American Thyroid Association e International Atomic Energy Agency.
Fonte:https://cbr.org.br/nota-sobre-uso-de-protetor-de-tireoide-durante-mamografia-2/